Aberio Christe - Seja Autêntico

12/11/2012

O Que Tem Mais Valor: Uma Vez ou Sempre?

         O Que Tem Mais Valor: Uma Vez ou Sempre?  

O professor perguntou aos alunos se eles já tinham feito alguma coisa boa a alguém. Um disse que havia certa vez ajudado uma pessoa que estava ferida na rua, outro disse que trabalhou de voluntário num hospital de crianças durante uma semana, um terceiro em um asilo de idosos. E foram dadas tantas outras respostas como carregar a sacola de tia, lavar a louça para a mãe, doar roupas e distribuir cestas de natal para os pobres. No entanto, um dos alunos não dava nenhum exemplo e ainda balançava a cabeça mostrando que não estava gostando da aula.

            O professor, percebendo a reação desse aluno, perguntou-lhe:

            - E você, Lucas?

            - Professor, é muito estranho fazer caridade somente uma vez ou de vez em quando. Penso que para uma atitude ter valor deve ser frequente.

            - Vou contar uma história para você e para todos – disse o professor – prestem atenção. Um ancião muito justo estava sendo ameaçado por um inimigo, mas havia um jovem chamado Eterno que se propôs a protegê-lo todos os dias. E durante sete anos, assiduamente, acompanhou aquele ancião por onde ele precisasse ir. O inimigo, porém, se manteve distante. Mas um dia, o pai desse jovem necessitou da ajuda do filho para arrumar o telhado da casa. Eterno chamou um amigo também jovem conhecido como Vasqueiro e pediu que assumisse o seu lugar somente por um dia, pois precisaria dar assistência ao seu pai. Esse amigo aceitou, pois estava de folga do seu trabalho. Pois bem, justo naquele dia o inimigo decidiu atacar e Vasqueiro, com muita coragem, defendeu o ancião impedindo que ele fosse assassinado. O jovem conseguiu prender o agressor e leva-lo para a cadeia. O ancião finalmente ficou livre dessa ameaça.  

            - Quem foi mais importante para o ancião, Eterno ou Vasqueiro? – perguntou o professor.

            - Acho que foi Vasqueiro – respondeu um dos aluno.

            Lucas balançou a cabeça como que dizendo: “eu entendi a mensagem” e respondeu: - Eterno foi muito importante por sua iniciativa e disponibilidade, mas naquele dia Vasqueiro foi de fundamental importância.

            - Se não pode ajudar sempre, ajude de vez em quando – concluiu o professor. – Isso é muito válido.

 

Aberio Christe


Escrito por Aberio Christe às 22h47
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   
Histórico

OUTROS SITES
    UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog